Normas para o jejum e a abstinência

Caros amigos e irmãos, salve Maria!

Com o o início da Quaresma amanhã, trazemos a todos as normas quanto ao cumprimento do jejum e da abstinência, não só durante a Quaresma, mas ao longo do ano.

Conforme o Código de Direito Canônico de 1983, eis as normas:

Jejum: fazer apenas uma refeição completa durante o dia e, caso haja necessidade, tomar duas outras pequenas refeições que não sejam iguais em quantidade à habitual ou completa. Não fazer as refeições habituais, nem outros petiscos durante o dia (embora, pela tradição, se possa beber algo sem açúcar). Estão obrigados ao jejum os que tiverem completado dezoito anos até os cinqüenta e nove completos. Os outros podem fazer, mas sem obrigação. Grávidas e doentes estão dispensados do jejum, bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia do jejum.

Abstinência: deixar de comer carnes de animais de sangue quente (bovina, ovina, aviária, bubalina etc), bem como seus caldos de carne. Permite-se o uso de ovos, laticínios e gordura. Estão obrigados à abstinência os que tiverem completado quatorze anos, e tal obrigação se prolonga por toda a vida. Grávidas que necessitem de maior nutrição e doentes que, por conselho médico, precisam comer carne, estão dispensados da abstinência, bem como os pobres que recebem carne por esmola.

Quarta-feira de Cinzas: jejum e abstinência obrigatórios.

Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor: jejum e abstinência obrigatórios.

Demais sextas-feiras do ano, exceto se forem Solenidades: abstinência obrigatória, mas não o jejum. Essa abstinência pode ser trocada, a juízo do próprio fiel, por outra penitência, conforme estabelecer a conferência episcopal (no Brasil, a CNBB estabeleceu qualquer outro tipo de penitência, como orações piedosas, prática de caridade, exercícios de devoção etc).

Para os fiéis sensíveis à lei antiga de vivenciar a Fé, apresentamos a forma da obrigação do jejum e da abstinência no Código de Direito Canônico de 1917 (nota: trata-se de uma opção ao fiel, que é obrigado às leis do Código de Direito Canônico de 1983, e poderá juntar a elas as opções abaixo), com as devidas dispensas da Sé Apostólica ao Brasil:

Dias de jejum com abstinência de carne para o Brasil: Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feiras da Quaresma (nota: aqui se inclui a Sexta-feira Santa).

Dias de jejum sem abstinência de carne para o Brasil: Quartas-feiras da Quaresma; Quinta-feira Santa e Sexta-feira das Têmporas do Advento (na próxima semana, trataremos sobre as Têmporas em um artigo aqui no blog).

Dias de abstinência de carne sem jejum para o Brasil: As vigílias de Natal, de Pentecostes, da Assunção de Nossa Senhora e de Todos os Santos. (nota: aqui se incluem todas as sextas-feiras do ano, exceto se forem Solenidades ou Festas de I classe)

FONTES:

Blogs “Salvem a Liturgia!” e “Apologética Católica“.

2 comentários

  1. Bom dia!
    Paz e bem!

    Muito bom este texto formativo! Me ajudou bastante!

    Tenho uma dúvida! Gostaria de saber a diferença entre Festas de I classe e Festas de II classe.

    Obrigado!

    Atenciosamente,

    Fábio Martins

    Curtido por 1 pessoa

    • Paz e bem, Fábio!

      Cada dia litúrgico do rito tradicional pode ser de I, II, III ou IV classe. Os dias de I classe são os mais solenes, e “correspondem” às Solenidades na forma ordinária. Os dias de II classe, são também dias solenes, porém menos que os de I classe, e são “equivalentes” às Festas na forma ordinária. Os dias de III classe são reservados, em geral, para as festas dos Santos, e podemos dizer que “equivalem” às memórias obrigatórias e facultativas. Por fim, os dias de IV classe são os menos solenes, e são similares às comemorações da forma ordinária.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s